Programa institucional de bolsas de iniciação à docência-filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentes
Resumo
Na presente pesquisa, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa denominada Práticas Escolares e
Políticas Públicas, investiga-se o movimento produzido pelo Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, buscou-se compreender como o referido Programa se
constituiu em dispositivo produtor de práticas discursivas acerca do ensino de Filosofia. Para
tanto, os percursos investigativos foram: apresentar o contexto em que se insere o PIBIDFilosofia,
considerado como dispositivo de práticas docentes, analisando os documentos que
regulamentam o ensino de Filosofia, especialmente os referentes ao curso de Licenciatura em
Filosofia/UFSM. No segundo momento, examina-se o modo pelo qual se deu o
funcionamento do Programa em relação às determinações do PIBID-Filosofia,
especificamente no que diz respeito aos objetivos e justificativas apresentadas pelo mesmo.
Por fim, identifica-se, descreve-se e analisa-se os discursos dos bolsistas entrevistados,
mapeando as práticas discursivas e não discursivas que daí emergiram, colocando-as em
evidência com as conversações teóricas alojadas sob o título de Filosofia da Diferença,
dialogando mais especificamente com os autores Gilles Deleuze e Michel Foucault.