A formação de professores e uma extensionista: cartografando uma experiência
Resumo
Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A presente pesquisa buscou acompanhar o processo de um projeto de extensão, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) e seus movimentos posteriores, ao longo do ano de 2011, na cidade de Santa Maria, RS. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi construir uma cartografia, a partir das experiências vivenciadas no projeto Universidade-Sociedade: uma ação coletiva pela formação de mulheres, para identificar possíveis relações com a formação de professores. Consoante a isso, também foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: cartografar a ação extensionista vivenciada no projeto em questão e seus movimentos posteriores e, identificar relações entre o projeto de extensão desenvolvido e a formação de professores. Este projeto justifica-se pela necessidade de ampliar as pesquisas em relação às ações extensionistas, desenvolvidas pelas instituições de ensino superior, bem como olhar para as possibilidades de formação dos participantes nesses espaços. O referencial teórico abarca as seguintes temáticas: Formação, Extensão, Dispositivo e Cartografia. Como ferramenta metodológica, utilizou-se a cartografia, a qual direciona o acompanhar processos e trabalha na perspectiva da construção dos dados ao longo da pesquisa. A partir deste trabalho, foi possível identificar diferentes dispositivos que podem contribuir na formação de professores, por meio do espaço que é possibilitado pela extensão, apontando, assim, para a necessidade de valorizar a extensão como lugar de formação.