Decorrências do processo formativo com vistas à educação inclusiva no fazer pedagógico de egressos dos cursos de Licenciatura da UFSM
Resumo
Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Consiste em uma investigação sobre a relevância da disciplina Fundamentos da Educação Especial, inserida na matriz curricular dos cursos de Licenciatura da UFSM, atendendo à Portaria Ministerial Nº. 1.793/94. A partir de experiências vivenciadas, como professora substituta do Departamento de Educação Especial e da disciplina Fundamentos da Educação Especial, ambos da UFSM, aponto como foco desse estudo investigar a relevância dessa disciplina no fazer pedagógico de professores egressos de cursos de licenciatura frente ao processo de inclusão escolar. Imbuída dos pressupostos de Schön (1992) vi como premente a necessidade de refletir sobre a prática desenvolvida por mim no exercício da docência. Embasou-se também na teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1991), na qual o autor acredita que o homem é um ser social, formado dentro de um ambiente cultural historicamente definido, assim o desenvolvimento é resultado das interações sociais. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa descritiva, e contou com uma entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Esta foi realizada com seis professores egressos dos seguintes cursos: Artes Visuais Licenciatura em Desenho e Plástica, Matemática Licenciatura Noturno e Música - Licenciatura da UFSM. A interpretação e análise dos conteúdos basearam-se na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2008). As conclusões reafirmam que um dos elementos para o desenvolvimento de um fazer pedagógico que considere a inclusão escolar encontra-se na garantia ou na promoção de formação inicial que possibilite ao futuro professor da rede regular de ensino mudar seus valores e concepções, desenvolvendo ações pedagógicas adequadas frente ao processo de inclusão escolar. Além disso, registrou-se por parte dos sujeitos sugestões/reivindicações para que seja modificada e ampliada a carga horária, possibilitando maior apresto para o desafio que o cenário educacional se propõe.