A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
Resumo
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os
impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre os
saberes docentes dos professores efetivos que passaram a atuar nos cursos de
Licenciatura e Bacharelado simultaneamente. Justifica-se a investigação pela
necessidade de compreensão sobre as repercurssões causadas pela Lei n. 9.696/98
e Parecer CNE/CES n. 07/04, nas concepções teóricas e práticas utilizadas pelos
professores em suas intervenções pedagógicas, decorrentes da divisão do curso em
Licenciatura e Bacharelado. Para contribuir com as discussões foram elaborados os
seguintes objetivos específicos: a) reconhecer os fatos significativos que auxiliaram
na construção dos saberes docentes dos professores do CEFD/UFSM; b) identificar
os métodos didáticos utilizados pelos professores do CEFD/UFSM nos cursos de
Licenciatura e Bacharelado; c) compreender os problemas gerados pelo atual
contexto formativo do CEFD/UFSM. A metodologia foi caracterizada como qualitativa
do tipo estudo de caso. Participaram da investigação seis (6) professores
representando os diferentes departamentos existentes no curso (DMTD, DDI, DDC),
que possuem disciplinas tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado. As
informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas e suas
interpretações se deram a partir da análise de conteúdo desenvolvida por Bardin
(1978). Após a exploração do material adotou-se como categorias os quatro (4)
saberes descritos por Tardif (2005), tais como: 1ª) saber profissional ou científico; 2ª)
saber curricular; 3ª) saber disciplinar; e, 4°) sab er experiencial. O corpo teórico tem
como base os estudos elaborados por Nóvoa (1995), García (1999), Tardif (2002),
Cunha (2010), Isaia (2010), Bolzan (2010) entre outros, para a compreensão das
complexidades da construção dos saberes dos professores que atuam no ensino
superior. Através das reflexões realizadas, constatou-se que o impacto causado pela
atual organização curricular do CEFD/UFSM, concentra-se nos saberes curriculares
dos professores, mais especificamente, com relação às adaptações dos conteúdos e
métodos didáticos desenvolvidos em sala de aula, por meio da utilização de
exemplos que caracterizam suas aplicações em uma área ou outra.