Trabalho e educação: um estudo sobre os sentidos que os professores se atribuem como trabalhadores na rede particular de ensino de Santa Maria/RS
Resumo
Esta pesquisa se integra aos estudos sobre trabalho, educação e políticas públicas, componentes fundamentais para a compreensão e possibilidade de transformação das situações concretas vividas pelos professores, neste caso, em um ambiente específico, que é a Rede Particular de Ensino. Justifica-se a importância da presente pesquisa visto que, sobre as relações de trabalho estabelecidas na Rede Particular de Ensino, mesmo sendo um campo de atuação de diversos profissionais da educação, não têm acontecido significativos e nem recorrentes estudos. Por isso, a necessidade de compreender, na dinâmica das relações de trabalho dos professores, os sentidos que esta categoria profissional se atribui como trabalhadores da educação. O principal objetivo desta pesquisa, portanto, foi investigar os sentidos estabelecidos pelos professores da Rede Particular de Ensino como trabalhadores da educação, com o objetivo específico de compreender as relações de trabalho neste ambiente determinado. A base teórico-metodológica que estruturou a presente pesquisa foi à análise dialética, envolvendo o método dialético e o pensamento dialético. Considerando que este projeto expressa a intencionalidade de ser uma pesquisa social, levou-se em conta que este tipo de pesquisa tem sido marcada fortemente por estudos que valorizam o emprego de métodos quanti-qualitativos para descrever e explicar os fenômenos analisados. Este trabalho se pautou pela metodologia da análise de conteúdo como forma adotada para tratar os dados levantados na pesquisa. Como procedimento escolheu-se realizar um estudo com um grupo de dez professores, de seis escolas. Foram realizadas entrevistas com esses interlocutores, e os dados foram analisados com base na análise de conteúdo em Bardin (2011), permeados pela perspectiva da análise dialética.