A formação permanente no tempo-espaço da escola: “olhares” de gestoras coordenadoras pedagógicas
Resumo
A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa I Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta uma pesquisa-formação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de quatro (04) gestoras coordenadoras pedagógicas do sistema público de ensino municipal e estadual de Santa Maria. A partir da pesquisa-formação, as gestoras coordenadoras pedagógicas desenvolveram o seu processo de formação permanente, procurando refletir criticamente sobre esta perspectiva de formação no tempo-espaço da escola, e, com isso, reconhecendo sua condição de sujeitos aprendentes. As gestoras coordenadoras pedagógicas envolvidas buscaram, através de seu quefazer crítico-reflexivo, superar as concepções tradicionais de formação continuada e de docência, restritas a um saber-fazer, tradicionalmente fundamentadas em modelos meramente prescritivos e normativos, em que os docentes são, em geral, reportados à condição de multiplicadores e ou aplicadores das ideias pensadas por especialistas, em prol da execução de políticas de governo ou de ideias e inovações, muitas vezes passageiras. A formação permanente compreende o processo em que o sujeito desenvolve as capacidades de reflexão-crítica sobre sua prática pedagógica, superando concepções e posturas de um saber-fazer bancário . Desta forma, o educador cria as condições à assunção da autonomia pedagógica e incorpora significado ao ensino-aprendizagem, fundamentada na perspectiva da ação-reflexão-ação. Assim fundamentada, esta pesquisa-formação, construída a partir dos diálogos no Círculo de Cultura, procurou analisar os desafios existentes no contexto da escola pública da Educação Básica e a importância da formação permanente no tempo-espaço da escola para superá-los. A vivência no Círculo de Cultura representou a valorização do gestor coordenador pedagógico como um importante articulador no processo de mudança na cultura escolar, incorporando significado à formação permanente.