Condutas de criação na proposta musicopedagógica CDG - Cante e dance com a gente
Abstract
A presente dissertação questionou a possibilidade de uma determinada proposta de
ensino de música, qual seja, a Proposta Musicopedagógica CDG Cante e Dance com a
Gente, ser considerada como uma poética pedagógica, de criação artística na e para a escola.
Para tal, iniciou-se a pesquisa realizando uma caracterização do CDG a partir dos documentos
produzidos pela e sobre a mesma. Concomitantemente, realizou-se o estudo da poética a partir
do pensamento de Paul Valéry e René Passeron. Os autores citados serviram como lentes
teóricas e metodológicas por intermédio das quais pretendi amplificar o CDG, a fim de
demonstrar de que maneira uma proposta pedagógica pode ser entendida como uma poética;
essa pretensão teve por objetivo não restringir o CDG à uma proposta de ensino de arte, mas à
produção propriamente dita de arte. A poética, conforme apresentada neste trabalho, é: o
poïein (VALÉRY, 2011), fazer conduzido por um processo de criação; a poiesis (PASSERON,
1997), estudo da conduta criadora; a poiesis (CASTRO, 2004) estudada fora do campo
metafísico, essência do agir, inseparável da concepção de physis (surgir incessante) e ethos
(agir como sentido do ser); a poíesis (AGAMBEN, 2012), enquanto produção na presença, do
algo que passa do não ser ao ser. Portanto, a fim de demonstrar como o CDG se constitui em
uma poética, estudou-se as condutas de criação presentes na proposta, por intermédio da
análise de um artigo publicado pela autora do CDG e de um relato da autora da dissertação,
ambos relacionados à experiências de criação no CDG. Concluiu-se que a conduta de criação
no CDG é pautada pelo desenvolvimento coletivo de uma obra de arte que é sempre aberta;
que no processo de criar a obra, cada pessoa envolvida cria, também um si mesmo, capaz de
assumir responsabilidades pelo sucesso de todos e da obra. A obra, neste contexto, será o
resultado dos quereres e das possibilidades de cada um e do grupo.