A integração das tecnologias educacionais em rede e a convergência entre as modalidades no processo ensino-aprendizagem
Date
2014-03-25Metadata
Show full item recordAbstract
O foco de análise é a integração das tecnologias em rede e a convergência entre as
modalidades educacionais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Objetivou-se investigar como ocorre a integração das tecnologias educacionais em
rede, em especial o Moodle, e a convergência entre modalidades na UFSM. Os
procedimentos metodológicos de pesquisa-ação perpassam pelo movimento espiral
cíclico (planejamento, ação, observação, reflexão, replanejamento e questionários
do tipo Survey). Os resultados indicam que na UFSM a integração de tecnologias
educacionais em rede já está ocorrendo. Isso viabiliza a convergência entre as
modalidades através da produção e implementação de recursos e atividades de
estudo segunda parametrização das políticas públicas educacionais. Desse modo, a
produção colaborativa em redes como a atividade wiki potencializa a interação,
comunicação e o compartilhamento de conteúdos curriculares e a construção da
fluência tecnológico-pedagógica. Por conseguinte, conclui-se que a integração de
tecnologias educacionais em rede potencializa inovação didático-metodológica
através da organização de recursos e atividades de estudo no Moodle
potencializando o processo ensino-aprendizagem e permitindo a convergência entre
as modalidades.