As representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento
Date
2005-04-08Metadata
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Esta dissertação visa investigar as Representações Sociais dos professores da rede pública estadual de Santa Maria/RS acerca da inclusão de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento (psicose e autismo), buscando refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nas escolas e os efeitos destas representações sobre o processo de inclusão dos referidos alunos. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa teórica em torno de dois eixos: as Representações Sociais, sua história e suas fontes; e a escolarização de alunos com Distúrbios Globais do Desenvolvimento, partindo de pesquisas realizadas na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Para iluminar esta discussão, propõe-se uma reflexão sobre o lugar social ocupado pela escola, enquanto um espaço que sustente e promova a inclusão de alunos que, em função da especificidade de suas posições subjetivas, necessitam de um olhar atento do professor e da escola como um todo. Aborda-se, também, a Educação Terapêutica entendida como prática interdisciplinar de tratamento que, através de seus pressupostos, poderá contribuir para um diálogo entre Psicanálise e Educação. Como suporte metodológico, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas junto aos professores que possuíam alunos com psicose e autismo incluídos nas suas turmas. As entrevistas revelaram o desconhecimento dos professores sobre os quadros de psicose e autismo, bem como o despreparo em que se encontram para trabalhar com a inclusão de alunos, que supostamente não aprendem.