Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas
Abstract
A partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino, assim como de autores que abordam a formação de professores que ensinam matemática, esta pesquisa foi desenvolvida tendo por preocupação a apropriação de conhecimentos e a aprendizagem da docência de futuros professores que ensinam matemática. O objetivo principal consiste em investigar a formação de futuros professores em um contexto específico de organização do ensino de medidas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que envolve estudo, planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades pedagógicas. O estudo situa-se no âmbito de um grupo de pesquisa, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GEPEMat e insere-se no projeto ―Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino‖, financiado pelo OBEDUC/CAPES. A pesquisa, mais especificamente, está voltada a um projeto de extensão o Clube de Matemática/CluMat vinculado ao projeto anteriormente citado, que desenvolve atividades com conteúdos matemáticos nos anos iniciais, junto a escolas públicas de Santa Maria/RS desde o ano de 2009. Neste contexto, centra-se nas ações que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática, integrantes do GEPEMat, desenvolveram no CluMat em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos para a coleta de dados, foi utilizado um diário de campo da pesquisadora; gravações em áudio e vídeo de quinze encontros; bem como registros fotográficos. Os dados foram organizados e sistematizados a partir de quatro unidades de análise que definiram o olhar da pesquisa: as discussões iniciais para o estudo; os movimentos de planejamento e organização das ações; o conhecimento matemático no desenvolvimento da unidade didática; e a aprendizagem da docência a partir da avaliação dos acadêmicos. Tomando por base a organização dos dados através destas unidades, foi utilizado, para analisá-los, o conceito de episódios proposto por Moura (2000). Como resultados da pesquisa, encontramos indicativos de que houve uma atribuição de novos sentidos às ações que compõem a atividade pedagógica, e que essas novas percepções, juntamente com as necessidades que mobilizaram os acadêmicos e a apropriação de conhecimentos matemáticos necessários a prática do professor, constituíram um movimento de aprendizagem da docência.