O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: as pessoas grandes dizendo a sua palavra
Resumo
Esta Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM), foi pensada enquanto uma possibilidade de se olhar para a educação da criança pequena, bem como para a formação de seus professores, a partir da perspectiva de educação freireana. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar como as pessoas grandes que atuam na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM compreendem as relações educativas/dialógicas/afetivas estabelecidas entre si e as suas possíveis implicações/repercussões na educação das crianças. Metodologicamente a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, com características etnográficas. Neste processo investigativo foi proposto um diálogo, por meio de cartas, com todas as pessoas grandes que atuam na Ipê Amarelo, visando ouvi-las a respeito das questões centrais da pesquisa. Tais escritas foram interpretadas a partir de uma análise hermenêutica, a qual possibilitou interpretar as diferentes vozes dessas pessoas a partir de seus horizontes de compreensão. Ao identificar as diferentes formas de compreensão dessas pessoas grandes acerca da repercussão de suas relações na educação das crianças, em muitos momentos buscou-se compreender também os seus silenciamentos; nesse sentido, tal processo de escuta apontou caminhos para a atuação da equipe gestora que faz parte do grupo de coordenação e direção, indicando a necessidade de maior aprimoramento das práticas formativas articulando todos os segmentos que compõem a Unidade, visando o fortalecimento da instituição enquanto um espaço de relações dialógicas e afetivas, no qual todos compreendam a importância de tais relações e da responsabilidade de cada um e de todos no processo educativo vivenciado pela criança pequena. A investigação apontou, ainda, a necessidade de que a formação docente considere de forma mais aprofundada a especificidade de tal etapa e a importância da articulação entre as pessoas grandes que nela atuam. Assim, o pedagogo, ao longo de sua formação, compreenderá a complexidade desse espaço e das pessoas que dele fazem parte, reconhecendo a importância do diálogo a ser estabelecido entre ele e as outras pessoas grandes desse contexto. Isto tornará possível que todos reconheçam a importância das relações de diálogo e afetividade, e que os espaços de formação continuada, ao mesmo tempo em que abordem as especificidades dessa etapa, jamais percam o foco de que todos juntos formam o grupo responsável pela educação das crianças.