Um estudo sobre o trabalho das pedagogas no Instituto Federal Farroupilha: historicidades, institucionalidades e movimentos
Abstract
Esta dissertação é resultado da pesquisa realizada no curso de Mestrado em
Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria e está ligada à Linha de Pesquisa 02
Práticas Escolares e Políticas Públicas de Educação e ao Kairós - Grupo de
Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação. A
pesquisa foi construída com base na perspectiva do materialismo histórico e
dialético e objetivou analisar, dialeticamente, a partir dos discursos e do
processo de implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Farroupilha, como está se constituindo a historicidade do trabalho
das pedagogas, que possuem vínculo institucional como Técnicas
Administrativas em Educação nesta instituição. Participaram do estudo quinze
mulheres, formadas em curso de Pedagogia em diferentes tempos e
instituições, que ingressaram no Instituto Federal Farroupilha por concurso
público, entre os anos de 2007 e 2013 e realizam um trabalho específico do
cotidiano escolar, o qual não está diretamente ligado à aula, com estudantes. O
processo de produção, análise e interpretação dos dados foi realizado a partir
de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas semi-estruturadas e
grupo de interlocução, sendo utilizada a técnica de Análise de Conteúdo,
(Bardin, 2011), para análise dos dados produzidos. O estudo primou pela
interlocução teórica articulada com os discursos produzidos durante a
pesquisa. Estes revelaram que a constituição do trabalho destas pedagogas
deve ser compreendida na relação com a totalidade histórica e social, uma vez
que estas mulheres vêm se produzindo pedagogas por meio do trabalho que
realizam, na dinâmica da vida humana em sociedade.