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dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorStrate, Mirian Fabiane Dickel
dc.date.accessioned2015-03-12T13:16:22Z
dc.date.available2015-03-12T13:16:22Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/716
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present paper research aims at understanding the social representations of the environment of students and educators, as well as addressing the knowledge about teaching environmental education and how these practices are related to pedagogical practices developed in schools in the rural Teutonia township. The study was conducted in 7 schools, using as a method of data collection questionnaires and semi-directive interviews. Therefore, the results show that students and educators have a naturalistic view and practices developed environmental education are of an conservationist orientation. In this sense this paper proposes an environmental education project to revitalize the rural school building a proposed community education, turning this school into a space for reflection so that farmers can understand the power relations involved in their production and seek a sustainable production model that valorizes local culture, preservation of natural resources and promote the quality of life of rural populations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRuralpor
dc.subjectSaberes e percepçõespor
dc.titleA educação ambiental presente na escola rural - estudo das práticas desenvolvidas em Teutônia - RSpor
dc.title.alternativeEnvironmental education in this rural school - study of environmental practices performed in rural schools Teutônia - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa visa conhecer as representações sociais sobre meio ambiente de alunos e educadores, bem como abordar os saberes docentes acerca da Educação Ambiental e como estes saberes são relacionados com as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do meio rural do município de Teutônia. A pesquisa foi desenvolvida em 7 escolas , utilizando como método de coleta de dados questionários e entrevistas semi-diretivas. Os resultados revelam que alunos e educadores apresentam uma visão naturalista e que as práticas de educação ambiental desenvolvidas são de orientação conservacionista . Neste sentido o presente trabalho propõe um projeto de educação ambiental que revitalize a escola rural construindo uma proposta de educação comunitária , transformando esta escola em um espaço de reflexão para que os agricultores familiares possam compreender as relações de poder envolvidas em sua produção , bem como buscar um modelo sustentável de produção que valorize a cultura local , a preservação dos recursos naturais e promova a qualidade de vida das populações rurais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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