"Os eus em Frida" imaginários e processos (trans) formativos
Resumo
A pesquisa caracteriza-se como um estudo que combina referenciais teóricos e
visuais, inscrevendo-se na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal de Santa Maria/RS (UFSM). Busco construir uma relação entre aquele que
escreve e sua escrita, reconhecendo certa proximidade que a vida e a escrita devem
assumir quando convergem para a arte de viver e (trans) formar-se. O conteúdo
desenvolve-se de forma ativa, estabelecendo uma relação na reflexão teórica e
visual, movimentado pelo material que está no Diário e em outras obras de Frida
Kahlo. No exercício da pesquisa, Frida funciona como um dispositivo; seu Diário, e a
presença do traço autobiográfico em suas obras, possibilitam-me encontrar
elementos conectados com o imaginário. Imerso nesse universo, e a partir dele, vejo
surgir outro estado de coisas, numa invenção de escrita. No que tange ao
imaginário, a escrita, provocada pelas imagens, aciona questões que apontam à
capacidade criadora como algo vital; é por isto que meu imaginário, e a reflexão
sobre, encontra-se presente desde o início do texto. Explicito, assim, a ligação
construída entre o objeto, enquanto forma simbólica, e o método, que acabam se
mesclando e complementando como teia. A interlocução de autores da formação
com os estudos autobiográficos e do imaginário materializa-se pelo entrelaçamento
dos diferentes aportes, de tal modo que a identidade de todos não é diluída, mas
realçada. Na condição de hermeneuta, investigador ou detetive, invisto em pistas
que juntam campos de significação, símbolos, sinais, interpretações, na tentativa de
entender aspectos e fazer conexões possíveis. Lanço-me às obras pictóricas de
Kahlo, naquilo que fazem emergir, como nas cartas, sua vida pessoal; contudo,
pretendo concentrar-me no Diário da pintora. Só assim pude pensar esta pesquisa
como um exercício epistemológico com outras lógicas, em que distintas formas de
entendimento foram acionadas a partir de diferentes lentes teóricas. Ressalto a
contribuição de um dispositivo como o Diário à formação dos professores - um
mediador a processos (trans) formativos.