Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
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2015-08-11Metadatos
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Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação
docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela
animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros que conversaram com os
diários visuais, construídos no momento dos Estágios Curriculares Supervisionados na
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais. A memória com a qual fabulei não foi
aquela que diz respeito à lembrança ou resgate do que está contido nos diários de
formação docente, mas o que pode ser criado a partir desses registros. Movimentada pelo
pensamento de Deleuze (1997) e Deleuze e Guattari (1995), produzi com estas
conexões com o passado que está em constante devir, por vir, uma antinarrativa,
rompendo com as sequências temporais dos acontecimentos. O mundo secreto em
construção na pesquisa não diz respeito a outro mundo, e sim a este mundo, no aqui e
agora, no que acontece em plena imanência, em tudo que pode vir a ser. Operei com
conceitos como afetos e encontros para traçar a costura da pesquisa, mapear esse
rizoma, onde o pensamento metódico é desafiado pela desordem e para a criação de
novos territórios. A experimentação com a memória foi a própria fabulação, que adentra
no cotidiano da personagem Coraline e nos elementos presentes nos diários pedagógicos.
Foi na mistura dessas fronteiras que o texto se construiu, na vivência de uma docência
fabuladora que produzi esta pesquisa.