O ensino médio em instituições escolares do Rio Grande do Sul e a formação humana integral
Abstract
A pesquisa teve, como objetivo mais amplo, verificar, analisar e identificar nas práticas escolares, elementos indicadores de uma educação mais voltada para o desenvolvimento humano e para a formação integral do aluno, conforme sugerem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM). Fez-se o recorte para o Ensino Médio Regular frequentado por estudantes-jovens que geralmente apenas estudam de instituições privadas, de colégios militares federais, de colégios vinculados a universidades federais e de escolas públicas estaduais. Optou-se pelo enfoque qualitativo de pesquisa através da análise documental da Legislação Educacional Brasileira, da análise teórica de formação humana integral, em diversas épocas e na contemporaneidade. A geração de dados sobre as práticas escolares resultou da investigação em sites institucionais de escolas da rede privada e de colégios federais e da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). Independente da subordinação administrativa (particular, federal ou estadual), as instituições escolares traçam um fio condutor por onde os estudantes transitam contemplando o protagonismo em suas trajetórias formativas, em outros espaços educativos, não necessariamente a sala de aula. Diversas atividades escolares como complemento da aprendizagem são desenvolvidas sob a forma de aulas extracurriculares (projetos, oficinas, programas, viagens de estudo, debates, palestras e ações) e perpassam as dimensões cognitivo-intelectuais, físico-corporais e artístico-culturais. Muitos projetos e programas procuram desenvolver nos alunos conceitos fundamentais de cidadania, civismo e responsabilidade social, outros, buscam concretizar ações humano-sociais através do voluntariado e da solidariedade e há, ainda, projetos voltados a área de tecnologia e do mundo do trabalho. Atividades didático-pedagógicas apresentadas, nesta pesquisa, podem preparar os alunos intelectualmente para ingressar em outras etapas de estudos, fornecer uma base para o mundo do trabalho e para se tornarem cidadãos ativos e participantes na vida cultural e política.