Mulher e o mundo do trabalho: histórias de vida de estudantes no Programa Nacional Mulheres Mil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO
Resumo
A presente dissertação teve a finalidade de estudar a história de vida de mulheres
participantes em cursos de qualificação profissional, ofertados nos campi: Palmas e
Porto Nacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Tocantins, por meio do Programa Nacional Mulheres Mil. Os aspectos que foram
analisados partiram das trajetórias delas em suas relações educacionais e
socioculturais, como também, no processo de conquista ao mundo do trabalho. O
objetivo geral foi o de compreender que forma essas estudantes ressignificaram
suas histórias de vida, sejam pelas convivências nos espaços sociais e
educacionais, como também, pelas relações pessoais e coletivas, pelas influências
ou não, positivas ou negativas e se após a conclusão do curso buscaram a inserção
no mundo do trabalho. Assim, foram investigados os motivos pelo ingresso na
instituição escolar e/ou o desligamento do curso. Esses pontos contribuíram na
elaboração do perfil das mulheres que participaram das turmas de Camareira
(Campus Palmas) e informática para o espaço doméstico e do trabalho (Campus
Porto Nacional) no período de 2012 a 2013. Como procedimentos metodológicos
utilizou-se a História Oral (MEIHY, 2002), com as técnicas da História de Vida
(PINEAU, 2011) e a pesquisa Biográfica (SCHÜTZE, 2010), seguidas de: entrevistas
narrativas e transcrição literal das falas destas mulheres. Desta forma, com os
resultados evidenciados pelos relatos das mulheres tocantinenses, propiciou
conhecê-las, compreender suas histórias de vida e as expectativas futuras. Além
disso, conclui-se que a convivência no espaço escolar pode ressignificar vida.