Leitura-escrita colaborativa mediada por tecnologias educacionais em rede no ensino médio politécnico
Abstract
Investigamos as possibilidades e limites da leitura-escrita colaborativa mediada por AVEA no Ensino
Médio Politécnico. Para isso, desenvolvemos um trabalho de pesquisa-ação colaborativamente com
professoras pesquisadoras da UFSM, professora regente do componente curricular de Língua
Portuguesa e estudantes de segundos e terceiros anos do Ensino Médio Politécnico de uma escola
pública estadual, em São Francisco de Assis/RS, durante o segundo semestre de 2014 e primeiro
semestre de 2015. Adotamos a concepção metodológica da pesquisa-ação, pois nossa intenção não
se delimita apenas a compreender ou descrever a prática pedagógica, mas, sobretudo, tentar
transformá-la, visto que estão implicados ciclos de ação-reflexão-ação. Propusemos práticas de
leitura-escrita colaborativa mediadas pela wiki do Moodle no contexto do ensino médio, porque elas
evidenciam a noção dialógico-problematizadora e, por isso, se mostraram uma alternativa inovadora
ao processo de ensino-aprendizagem. Por fim, sinalizamos limites e possibilidades que emergiram da
ação concreta, evidenciando que a colaboração e o diálogo-problematizador são essenciais para a
leitura-escrita em língua portuguesa. Apontamos também que, além de incluir digitalmente os
estudantes, práticas pedagógicas mediadas por tecnologias em rede potencializam novos modos de
aquisição e produção de conhecimentos.