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dc.contributor.advisorBlaya Perez, Carlos
dc.creatorSilva, Sandra Messa da
dc.date.accessioned2015-03-17T11:43:41Z
dc.date.available2015-03-17T11:43:41Z
dc.date.issued2013-12-07
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/727
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo el desarrollo de un glosario de documentos para MPM Propaganda São Paulo S/A, a fin de acelerar las actividades de identificación, organización y descripción de los anuncios impresos producidos por dicho organismo. Se trata de una investigación aplicada, descriptiva, cualitativa, desarrollada a través de un estudio de caso para describir los documentos relacionados con los materiales de publicidad impresos más utilizados por MPM, en el período comprendido entre 1973 y 1991, para la composición de este instrumento. Esta investigación cumplió ocho pasos, comenzando con la selección de setenta y ocho piezas impresas, cuyas fotos fueron sacadas para insertar en la hoja de cálculo con el nombre del documento com la utilización de vocabulario controlado, de acordo com los preceptos de la archivística y la diplomatica contemporanea. Para llevar a cabo este trabajo, estúdios sobre la publicidad fueran necesarios para la comprensión de la producción del documento de archivo de la publicidad. El uso de este glosario facilitará los procedimientos en los archivos, la normalización de los nombres de los documentos, van a ofrecer flexibilidad en la recuperación de la información y los documentos a los usuarios. Dada la importancia del fondo documental de MPM, esta investigación, también, contribuirá al estudio y análisis de la historia de la publicidad desarrollada en el país y en particular en el estado de Rio Grande do Sul, que contiene los registros de interés público y social, sirviendo como fuente de investigación para académicos, investigadores y la sociedad en general. Además, servirá para las intervenciones en otros archivos de anuncios, en vista de la falta de recursos bibliográficos en la Archivística y en la Publicidad.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArquivopor
dc.subjectArquivo publicitáriopor
dc.subjectGlossário de documentos publicitáriospor
dc.titleMPM Propaganda São Paulo S/A.: glossário de documentos impressospor
dc.title.alternativeMPM PROPAGANDA SÃO PAULO S/A.: glosario de documentos impresosspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como escopo a elaboração de um glossário de documentos para a MPM Propaganda São Paulo S/A., com vistas a agilizar as atividades de identificação, arranjo e descrição de peças publicitárias impressas produzidas por essa agência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso para denominar os documentos relacionados às peças publicitárias impressas mais utilizadas pela MPM no período entre 1973 e 1991, para a composição desse instrumento. Esta pesquisa cumpriu oito etapas, iniciando com a seleção de setenta e oito peças impressas que foram, posteriormente, fotografadas e inseridas em planilha, com a denominação do documento a partir da utilização do vocabulário controlado, os preceitos da Arquivologia e da Diplomática Contemporânea. Para a realização desse trabalho, também, foram necessárias pesquisas na área da Publicidade para o entendimento da produção do documento arquivístico publicitário de atividade-fim. A utilização desse glossário nas funções arquivísticas facilitarão os procedimentos nos arquivos, padronizando a denominação dos documentos, proporcionando agilidade na recuperação das informações e dos documentos aos usuários. Dada a importância do fundo documental da MPM, esta pesquisa contribuirá, também, para o estudo e análise da história da publicidade desenvolvida no país e em particular, no estado do Rio Grande do Sul, por conter registros de interesse público e social, servindo de fonte de pesquisa aos acadêmicos, pesquisadores e à sociedade em geral. Além disso, servirá de subsídio a intervenções em outros arquivos publicitários, tendo em vista a carência de recursos bibliográficos tanto na área de Arquivologia quanto na área de Publicidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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