Imaginários e saberes docentes na escola inclusiva: um estudo dos processos de formação e autoformação
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2005-04-15Metadatos
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Este trabalho se insere na linha formação de professores e
apresenta a pesquisa realizada com três professoras de ensino
fundamental que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino regular de uma escola pública do município de Santa Maria, RS. A inclusão tornou-se um desafio, principalmente para os docentes que não possuem formação em Educação Especial. Desse
modo, buscou-se uma aproximação das representações dessas
professoras visando compreender a construção dos saberes docentes neste contexto. O Imaginário Social serviu de suporte teórico possibilitando conhecer imagens instituídas e instituintes nas representações das professoras. A metodologia utilizada pautou-se na memória, instrumento essencial no trabalho com História de Vida, promovendo a retomada do vivido durante os percursos de formação.Com
esta investigação, constatou-se que apesar de não possuírem saberes profissionais referentes às deficiências as professoras colaboradoras constroem saberes experienciais diante das necessidades que surgem na prática diária. Isso quer dizer que elas aprendem a trabalhar com alunos incluídos na prática da profissão, com a experiência. Além disso, percebeu-se a influência de outros dois fatores na aprendizagem dessas
professoras frente à inclusão: a interação com os colegas e o tempo. As interações que estabelecem com os colegas e principalmente com as educadoras especiais da escola são fundamentais para troca de informações e objetivação de saberes, bem como para elaboração de estratégias de ensino. O saber docente é uma construção temporal, e ensinar supõe aprender a dominar progressivamente os saberes para o
trabalho. Trabalhar com alunos incluídos é também uma construção atravessada pela temporalidade e pela aprendizagem. Além disso, constatou-se que a escola pode ser pensada como espaço/tempo de formação envolvendo a todos no processo de inclusão.