O lidar com a morte e a educação médica
Fecha
2004-07-02Metadatos
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O presente trabalho tem o objetivo de investigar como o estudante de medicina percebe o seu preparo para lidar com a morte durante o curso de graduação. Para tanto se utilizou a abordagem qualitativa. Foram entrevistados quinze estudantes, sendo cinco do primeiro, cinco do quinto e cinco do décimo primeiro semestres. A análise dos dados foi realizada a partir do método de Análise de Conteúdo conforme concepções de Bardin (1991) e baseou-se em
fundamentação teórica referente ao contexto do ensino da medicina, educação médica, processo ensino/ aprendizagem, o médico enquanto docente, a função do docente em medicina, a relação do homem com a morte, a morte como um desafio para o estudante de medicina e o médico e o preparo do estudante de medicina para lidar com a morte. Conclusivamente pode-se perceber que a presença da
morte é uma constante na vida acadêmica dos estudantes de medicina, gerando angústia e os levando a desenvolver recursos defensivos intensos. Percebem-se iniciativas em oferecer aos acadêmicos recursos vinculados a própria formação médica onde possam elaborar as angústias inerentes a ela, principalmente aquelas referentes a morte de pacientes. É necessário, no entanto, consolidar estas
iniciativas tornando-as cada vez mais comuns, acessíveis e próximas dos acadêmicos.