Desafio de cuidadores familiares no contexto da internação domiciliar
Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever e analisar as experiências dos
cuidadores familiares de doentes crônicos em internação domiciliar, bem como
discutir a importância dessas experiências para o cuidado de enfermagem. Trata-se
de uma pesquisa do tipo qualitativa, desenvolvida no Serviço de Internação
Domiciliar do Hospital Universitário de Santa Maria (SIDHUSM), os quais
participaram 15 cuidadores familiares de doentes crônicos. Para a produção dos
dados utilizou-se o método criativo e sensível (MCS), teorizado por Cabral (1998), e
as dinâmicas de criatividade e sensibilidade: Linha da Vida, Corpo-Saber e
Almanaque. Os dados foram analisados utilizando-se alguns pressupostos
conceituais da análise de discurso de Orlandi (2002). Dessa forma foi possível
estruturar duas categorias analíticas: a primeira se relaciona a experiência de ser
cuidador familiar no contexto da internação domiciliar, desdobrados nos temas: o
cuidado como uma experiência inerente ao ser humano; a experiência de cuidado na
situação de doença; o aprendizado com a experiência de ser cuidador; implicações
na experiência de ser cuidador e a internação domiciliar como um suporte no
cuidado ao doente no domicílio. A segunda categoria discorre sobre as estratégias
utilizadas pelos cuidadores no cuidado do seu familiar, desdobrada nos temas: a
expressividade no cuidado; a preocupação com o ambiente e a importância da rede
de apoio social. Os resultados apontaram para a necessidade da valorização das
atividades de cuidado realizadas pelos cuidadores no domicílio e da construção de
uma rede formal e informal de suporte e ajuda aos cuidadores familiares. Em relação
à rede formal de suporte destacou-se a internação domiciliar como uma modalidade
de atenção humanizadora e inovadora que visa inverter a lógica de atuação dos
profissionais de saúde. No momento em que a equipe de saúde se desloca até o
domicílio do doente abre-se espaço para uma relação de confiança e ajuda mútua
possibilitando a construção de novos saberes.