Mostrar registro simples

dc.creatorJantsch, Leonardo Bigolin
dc.date.accessioned2015-05-21
dc.date.available2015-05-21
dc.date.issued2014-12-19
dc.identifier.citationJANTSCH, Leonardo Bigolin. NURSING KNOWLEDGE AND PRACTICES IN THE USE OF THE PERIPHERAL INSERTED CENTRAL CATHETER IN NEONATOLOGY. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7431
dc.description.abstractThe nursing knowledge is constituted and strengthens over time with the construction progress of knowledge and recognition of nursing as care science. In the care of newborns in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), the practice of intravenous therapy is frequent and so it requires from team, improvement through the practice of care and the use of technologies that qualify the care. Among the care technologies in intravenous therapy, we highlighted the Peripheral Inserted Central Catheter (PICC) as an instrument for the care and safety in the neonatal intravenous therapy. For both the present study aimed to analyze the knowledge and practices that assist the nursing staff in the PICC management in neonatal intensive care. This is a descriptive study with a qualitative approach. The participants were 11 members of the nursing staff of the NICU in the southern Brazil. The data were generated through semistructured interviews and the data were submitted to the analysis of thematic content. The theoretical framework that supported the interpretation of the results was the patterns of the knowledge in nursing according to Barbara Carper. The study followed the ethical recommendations set out in Brazilian Resolution 466/2012 and was approved by the Ethics Committee of the institution under the number: 13149613.3.0000.5346. From the results constituted three analytical categories, namely: Going beyond to make: the knowledge that permeate the neonatal care in intravenous therapy; Indication of the withdrawal: the knowledge and practices that support the use of PICC in newborns; "I will not try! I'll get" - Knowledge and practices that ensure success during the procedure. We conclude that the knowledge and practice of neonatal nursing management of PICC are permeated by the standards of knowledge established by Carper supporting the Science of Nursing.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectConhecimentospor
dc.subjectAtitudes e prática em saúdepor
dc.subjectNeonatal nursingeng
dc.subjectPeripherally inserted central cathetereng
dc.subjectNursing careeng
dc.subjectHealth Knowledgeeng
dc.subjectAttitudeseng
dc.subjectPracticeeng
dc.titleSaberes e práticas da enfermagem na utilização do cateter venoso central de inserção periférica em neonatologiapor
dc.title.alternativeNursing knowledge and practices in the use of the peripheral inserted central catheter in neonatologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO saber da enfermagem se constitui e se fortalece ao longo do tempo com o avanço da construção do conhecimento e do reconhecimento da enfermagem como ciência do cuidado. No cuidado ao RN em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a prática da terapia intravenosa é frequente e por isso exige da equipe, aprimoramento mediante a prática do cuidado e a utilização de tecnologias que qualificam o cuidado. Dentre as tecnologias de cuidado em terapia intravenosa, destaca-se o Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) como um instrumento para o cuidado e segurança, na terapia intravenosa neonatal. Para tanto o presente estudo objetivou analisar os saberes e as práticas que sustentam o manejo do PICC pela equipe de enfermagem em terapia intensiva neonatal. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como participantes 11 integrantes da equipe de enfermagem de uma UTI-Neo do sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de Entrevistas Semiestruturadas e os dados foram submetidos à análise do conteúdo temática. O referencial teórico que sustentou a interpretação dos resultados foi os padrões do conhecimento estabelecidos por Bárbara Carper. O estudo seguiu as recomendações éticas estabelecidas na Resolução 466/2012 e foi aprovado pelo Comitê de ética da instituição sob numero de CAAE: 13149613.3.0000.5346. A partir dos resultados constituíram-se três categorias analíticas, a saber: Ir além do fazer: os saberes que permeiam o cuidar na terapia intravenosa neonatal; Da indicação à retirada: Os saberes e práticas que sustentam a utilização do PICC em recémnascidos; [...]eu não vou tentar! Eu já vou pra conseguir! - Saberes e práticas que garantem o sucesso durante o procedimento. Conclui-se que os saberes e práticas da enfermagem neonatal no manejo do PICC estão permeados pelos padrões do saber estabelecidos por Carper sustentando a Ciência da Enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem Neonatal. Cateter Central de Inserção Periférica. Cuidado depor
dc.contributor.advisor1Neves, Eliane Tatsch
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2267710105940770por
dc.contributor.advisor-co1Padoin, Stela Maris de Mello
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6899455553008245por
dc.contributor.referee1Lacerda, Maria Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6751498934307804por
dc.contributor.referee2Budó, Maria de Lourdes Denardin
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112177426558874por
dc.contributor.referee3Paula, Cristiane Cardoso de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247264269439154por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0639803965762459por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples