O uso do jornal impresso em sala de aula: abordagens no contexto da alfabetização/letramento
Resumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso, acerca do uso do jornal impresso, nas práticas pedagógicas de uma classe de alfabetização, de uma escola pública do município de Cachoeira do Sul/RS. A utilização do recurso da mídia impressa jornal, teve como objetivo geral diagnosticar as perspectivas e as abordagens metodológicas, que podem ser articuladas no processo de ensino-aprendizagem, nos diferentes níveis de alfabetização e letramento. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa, considerando a análise do ambiente natural como fonte direta de dados, dividindo-se em três etapas e suas respectivas análises. Os dados, da pesquisa, foram obtidos através de observações frente a intervenções práticas em aulas, onde os apontamentos indicaram que a maioria dos alunos teve uma interação significativa e que, dado o estímulo com o uso dessa mídia, a resposta foi positiva, criando alternativas de aprendizagem concreta. O processo de alfabetização e letramento foi apoiado pelas possibilidades que o jornal impresso, onde utilizado de forma adequada aos níveis de alfabetização e com coerência com a realidade dos educandos, resulta num melhor aproveitamento dos recursos e das mídias na educação.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]