Estudo da permeabilidade à água na camada de cobrimento de protótipos de concretos com altos teores de cinza volante
Fecha
2004-02-27Metadatos
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A indústria da construção civil cada vez mais se insere em um contexto de eficiência eco-social e o concreto, principal material construtivo, tem seu uso associado a preocupações sobre a durabilidade e o desempenho das construções, buscando a otimização dos recursos naturais empregados. A durabilidade estimada para um concreto é função da impermeabilidade do mesmo, uma vez que com a entrada de água e agentes deletérios iniciam-se os mecanismos de deterioração da estruturam, entre eles a corrosão da armadura. Neste contexto a camada de cobrimento desempenha importante papel de proteção ao aço, atuando como uma primeira barreira à entrada destes agentes e, portanto, a qualidade do concreto como um todo estará relacionada a impermeabilidade do constituinte desta camada. A fim de promover a observação da capacidade de transportar fluidos para o interior de peça (em direção da armadura) pelos poros superficiais foram realizados os ensaios de absorção capilar e difusividade de água no concreto; analisando-se as diferenças relativas à absorção de água no concreto da camada de cobrimento, da superfície em direção à armadura, através do uso de peças protótipos. Esta metodologia objetiva aproximar o ensaio de laboratório das estruturas de concreto in situ, e para isto os ensaios são realizados em testemunhos extraídos dos protótipos curados em condições ambientais que simulam as condições reais da obra. Utilizou-se altos teores de cinza volante (50%), em substituição à massa de cimento, com e sem adição de cal hidratada no concreto objetivandose um melhor desempenho em relação a carbonatação e outras variáveis. Foram ensaiados testemunhos extraídos dos protótipos a 0, 2,5 e 5,0 cm de profundidade com o intuito de traçar o perfil das propriedades estudadas ao longo da camada de cobrimento.