Simulação acústica de salas de aula em escolas de educação básica: uma proposta tipológica para prática musical
Resumo
O estudo da acústica de salas está vinculado à importância do som dentro de um
recinto, logo, as características arquitetônicas do espaço interno determinam seu
comportamento acústico. Para buscar melhores condições acústicas de um recinto
disponibilizam-se métodos computacionais que simulem o comportamento acústico
de uma sala, antes de sua execução, proporcionando a previsão de comportamento
do ambiente simulado do ponto de vista acústico. Os parâmetros acústicos
resultantes das simulações acústicas, como: Tempo de Reverberação, Tempo de
Decaimento Inicial, Clareza, Definição e o Índice de Transmissão da Fala são
responsáveis pela identificação das condições acústicas do modelo geométrico de
uma sala de aula. Este modelo geométrico utilizou como amostra as salas de aula
das diferentes tipologias de escolas da rede estadual de educação de Santa Maria -
RS, com o objetivo de desenvolver uma tipologia de sala de aula, para o ensino da
música, a partir de modelos acústicos virtuais utilizando-se simulação
computacional. Foram desenvolvidos modelos geométricos de salas de aula para o
ensino da música utilizando-se como dados de entrada, dimensões, formatos e
elementos, usualmente utilizados nestes ambientes, e desenvolvidos modelos
acústicos virtuais representativos destas salas, aos quais foi feita uma avaliação dos
parâmetros acústicos relacionados ao tempo de reverberação, partindo-se da
resposta impulso dos modelos acústicos virtuais das salas. Foram analisados
resultados experimentais e simulados na situação sem mobília e com mobília, para
os parâmetros acústicos, e essas comparações foram relacionadas com os valores
de JND (em inglês Just Noticeable Difference) padronizadas as margens de
tolerância, de acordo com a ISO 3382/2009, com valores normalizados de 500 Hz a
1000 Hz. Também foi desenvolvido um estudo geométrico, a partir de Bolt (1946),
que definiu as medidas geométricas adequadas da sala. Com isto, originou-se uma
tipologia funcional, observando as exigências acústicas arquitetônicas, cumprindo a
proposta inicial de apresentar uma tipologia de sala de aula, para a música, a fim de
proporcionar um ambiente com qualidade acústica, atendendo a Lei nº 11.769/2008,
que insere o ensino da música nas escolas, de forma obrigatória.