O trabalho como princípio educativo em Gramsci: possibilidades e mediações para uma formação revolucionária
Resumo
Este trabalho tratará do trabalho como princípio educativo e de seu contexto. Nosso objetivo geral é identificar os elementos essenciais da concepção do trabalho como princípio educativo como possibilidade de formação revolucionária para a classe trabalhadora na materialidade histórica da luta de classes. Orientamo-nos por dois objetivos específicos que são: Relacionar as principais contribuições de Gramsci ao campo marxista com sua concepção sobre trabalho como princípio educativo; e realizar um debate, ainda inicial, entre as concepções de trabalho como princípio educativo defendidas por Freitas (2010) e por Saviani (2008) com as concepções defendidas por Gramsci. Optamos pelo materialismo histórico dialético, entendendo-o como postura, método e práxis em defesa da classe trabalhadora e levamos em conta as categorias "totalidade", "mediação" e "contradição". E, ainda, categorias de conteúdo (Kuenzer, 1998), tendo em vista a especificidade do estudo, que foram as seguintes: "Partido revolucionário", "trabalho como princípio educativo", "trabalho", "educação" e "escola". Ao final do trabalho podemos perceber a importância das sínteses de Gramsci na perspectiva de (re)construir uma formação revolucionária para a classe trabalhadora, mediada por um partido revolucionário, que deve ser uma demanda e desafio constante para a classe trabalhadora brasileira e mundial na atualidade.No debate que fizemos com autores da pedagogia brasileira encontramos alguns pontos divergentes das análises de Gramsci nas propostas defendidas por Freitas (2010) e Saviani (2008) quanto à concepção de trabalho como princípio educativo e de seu contexto.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]