O estilo de gestão das escolas municipais de Santa Maria como requisito para a qualidade
Resumo
Este estudo tem como principal objetivo verificar se as escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria possuem práticas de gestão diferenciadas que favoreçam o desenvolvimento da democratização do espaço escolar, modernização da gestão e efetiva aprendizagem dos alunos. A pesquisa, caracterizada como um estudo multi-casos, envolvendo opiniões e percepções dos diretores das escolas municipais, compreendeu um estudo qualitativo e quantitativo. Os dados foram coletados visando identificar se as escolas estão orientadas para um processo de gestão escolar. Com relação às características organizacionais, os resultados demonstraram que as escolas necessitam de um aporte maior de recursos, tanto financeiros para melhorar suas estruturas, como de pessoal, para promover sua ampliação e qualificação no atendimento dos alunos na escola e melhorar as práticas de gestão das escolas, estabelecendo-as de forma participativa com o intuito de dar resposta às necessidades da comunidade escolar. É relevante salientar, que a Secretaria de Município da Educação, também desenvolve práticas de gestão, com vistas a acompanhar o desempenho das escolas e contribuir para a melhoria da qualidade do processo educacional no sistema de ensino. Desse modo, ao ressaltar aspectos importantes da gestão escolar, os resultados da pesquisa permitiram entender que a qualidade na gestão da educação, como princípio educativo, investe a favor dos interesses de uma educação articulada à transformação, sugerindo outros estudos com maior aprofundamento nessa questão e um aprendizado específico a tal contexto.