Mostrar registro simples

dc.creatorKuyven, Arlete
dc.date.accessioned2007-12-12
dc.date.available2007-12-12
dc.date.issued2004-05-20
dc.identifier.citationKUYVEN, Arlete. Strategic Planning in Small Companies. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8020
dc.description.abstractThis present work aim to understand the difficulties found for small size companies on the strategic planning utilization. As well as, to identify the methodology of the strategic planning implementation which better adapt to the small companies reality, having on view that the strategic planning process on small size companies has been described such as incomplete, non structured, irregular, sporadic, reactive and informal. For the development of this study, was utilized the research-action scientific methodology. Was applied five of the strategic planning main models on three small size industrial companies of the metal-mechanic sector. The results are presented in charts and figures and the analysis prepared show as the companies understand and react front the methodology of the strategic planning proposed under the optics of businessman participant f the study, beyond to identify as the small size companies make your strategy. On this way, was discovered that this study is important because it influence on small companies management and, also, it can contribute to the theoretical formulation about the subject.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia de produçãopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectPequenas empresaspor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.titlePlanejamento estratégico em pequenas empresaspor
dc.title.alternativeStrategic planning in small companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades encontradas pelas empresas de pequeno porte na utilização do planejamento estratégico, bem como, identificar a metodologia de implementação do planejamento estratégico que melhor se adapta à realidade das pequenas empresas, tendo em vista que, o processo de planejamento estratégico em empresas de pequeno porte tem sido descrito como incompleto, não estruturado, irregular, esporádico, reativo e informal. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se a metodologia científica pesquisa-ação. Aplicou-se cinco dos principais modelos de planejamento estratégico junto à três empresas industriais de pequeno porte do setor metal-mecânico. Os resultados estão apresentados em tabelas e figuras, e as análises elaboradas relatam como as empresas percebem e reagem frente às metodologias de planejamento estratégico propostas, sob a ótica dos empresários participantes do estudo, além de identificar como as pequenas empresas elaboram suas estratégias. Desta forma, constata-se que este estudo é importante, pois, influencia na gestão das pequenas empresas e pode, também, contribuir para a formulação teórica sobre o assunto.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Carlos Pistóia de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771254430079537por
dc.contributor.referee1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032por
dc.contributor.referee2Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021645851881947por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767194999959253por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples