Clima organizacional e qualidade nos serviços em uma instituição de ensino: um estudo de caso
Abstract
No setor de ensino, a busca pela satisfação dos clientes tornou-se uma necessidade de sobrevivência no mercado competitivo. Nesse cenário, em constantes mudanças, as organizações de serviço, principalmente, da educação, precisam de melhoria contínua nos seus processos. O estudo apresenta indicações estruturais importantes para a direção geral da instituição em estudo, no que se refere às práticas relacionadas ao Clima Organizacional, e propõe sugestões de melhoria da qualidade dos serviços prestados, tendo como referência o desenvolvimento das pessoas por meio de treinamento e capacitação. Os dados foram coletados no âmbito do Colégio Centenário, Santa Maria - Rio Grande do Sul, sendo a população alvo todos os professores e funcionários dos diversos setores. A concepção utilizada, nos processos de desenvolvimento da pesquisa, teve como base uma adaptação dos Critérios dos Programas Malcolm Baldrige e Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), visando a melhoria contínua. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e a estatística inferencial. Os resultados evidenciaram que os componentes analisados, Clima Organizacional e Cultura Organizacional, são muito importantes para a Avaliação Institucional, a fim de identificar problemas que visam à implementação de ações que possam melhorar o ambiente organizacional e, conseqüentemente, a qualidade dos serviços prestados.