Reflexões sobre questões ambientais através da literatura infantil
View/ Open
Date
2013-12-07Author
Trindade, Débora Francieli Vercelino da
Metadata
Show full item recordAbstract
Atualmente vivencia - se uma séria crise ambiental e para ameniza-la é necessária à realização de Educação Ambiental. Sendo assim o objetivo deste trabalho é de sensibilizar pais e alunos da Escola Municipal Infantil Meu Pequeno Mundo, Ijuí RS, sobre a importância de preservar a natureza, usando como instrumentos livros infantis. Para alcançar este objetivo foi enviado um questionário inicial aos pais, em seguida também se realizou o envio de uma sacola com livros relacionado à Educação Ambiental e solicitado que fosse feito um registro através de desenho ou escrita sobre o que mais acharam interessante e realizada uma contação de história as crianças. Na análise de dados, as respostas escritas nos questionários foram categorizadas segundo a análise textual discursiva, que permite, após a desconstrução e unitarização, identificar as categorias emergidas. Na atividade sobre o questionário houve um índice de participação de apenas 56% sendo que os pais que responderam o questionário demonstraram estar cientes da crise vivenciada relatando suas causas, consequências e formas de amenizá-la. Na atividade sacola de leitura houve maior participação ficando em um índice de 82% e dentre estes se observou uma grande sensibilização em relação à importância de preservar a natureza. Na contação da historia percebeu-se envolvimento e grande participação das crianças. Com estes resultados a pergunta inicial do presente trabalho: "A literatura pode auxiliar na sensibilização da família com relação à preservação do meio ambiente?" foi respondida positivamente ficando evidente a importância de desenvolver a Educação ambiental no cotidiano de uma escola de Educação infantil.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [323]