Gestão estratégica e as competências gerenciais na estrutura organizacional do departamento de marketing. Um estudo de caso em uma indústria de bebidas
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo de caso, em uma indústria de bebidas, localizada no município de Santa Maria, RS, que utiliza o Planejamento Estratégico em suas atividades. O objetivo desta pesquisa é identificar as competências gerenciais do Gerente de Marketing da
empresa em estudo. Para atingir este objetivo, foram estudados os principais Modelos de Gestão Estratégica, os modelos atuais de estrutura do departamento de Marketing, analisou-se o Planejamento Estratégico e a Estrutura Organizacional bem como do Departamento de Marketing e também as Funções e as Competências, presentes e esperadas do Gerente de Marketing da empresa em questão. Para coletar os dados, foi utilizada entrevista estruturada,
com auxílio de questões abertas e fechadas, aplicadas junto ao Gerente de Marketing, seu superior e seus subordinados. Com essas entrevistas, foi possível identificar como está
organizada a estrutura de marketing da empresa, como também, fazer a análise das competências gerenciais que esse profissional possui e deveria possuir, para o eficiente
desempenho de suas funções e otimização da Gestão Estratégica da empresa.