dc.contributor.advisor | Marques, Iuri Lammel | |
dc.creator | Leão, Tiele da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2015-05-19T15:31:46Z | |
dc.date.available | 2015-05-19T15:31:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/819 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The technologies are increasingly growing within the school, but it is necessary for the
teacher to plan and execute educational activities that explore these technologies creatively. From this motivation, we developed an activity in an elementary school in
which digital tools were utilized with the goal of encouraging students to get to know
the neighborhood where the school is located. This article aims to describe the
development and present the results of a project carried out in a class of fourth year of
Municipal Elementary School Dinah Néri Pereira, located in Noêmia, largest
neighborhood in the city of Cachoeira do Sul (RS). Three tours were conducted across
the neighborhood, so that students could search for information and collect relevant data
on the history and daily life of the neighborhood. Various technological resources were
used for this task: the digital camera to visually record data, the internet to research, the
phone for recording interviews and the computer for processing the collected data.
Thus, learning happened collectively among students, since they had freedom and
autonomy to carry out the activity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Oralidade | por |
dc.title | As mídias como suporte do desenvolvimento escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias estão cada vez mais dentro da escola, porém é necessário que o professor
planeje e execute ações educativas que explorem estas tecnologias de forma criativa. A
partir desta motivação, foi desenvolvida uma atividade em uma escola de Ensino
Fundamental em que foram utilizadas ferramentas digitais com o objetivo de incentivar
os alunos a conhecerem o bairro onde a escola está inserida. O presente artigo tem por
finalidade descrever o desenvolvimento e apresentar os resultados de um projeto
executado em uma turma de quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Dinah Néri Pereira, localizada no bairro Noêmia, maior bairro da cidade de Cachoeira
do Sul (RS). Foram realizados três passeios pelo bairro, para que os alunos pudessem
pesquisar por informações e coletar dados relevantes sobre a história e o cotidiano do
bairro. Foram utilizados vários recursos tecnológicos entre eles: a máquina fotográfica
para registro visual, a internet para pesquisa, o celular para gravação de entrevistas e o
computador para o processamento das informações coletadas. Assim, a aprendizagem
aconteceu de forma coletiva entre os alunos, já que os mesmos possuíam liberdade e
autonomia para a realização da atividade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |