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dc.creatorQuadros, Juliane do Nascimento de
dc.date.accessioned2014-02-27
dc.date.available2014-02-27
dc.date.issued2013-02-20
dc.identifier.citationQUADROS, Juliane do Nascimento de. Planejamento estratégico: um método para implementação na micro e pequena empresa . 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8285
dc.description.abstractThe marketing universe of micro and small enterprises is widely competitive, which will be absorbed those that have higher quality and competence. In the quest for excellence, enterprises resort to administrative tools that can help achieve your goals. When it comes to goals, strategic planning is used because the interpretation it makes of the environment, guiding and adapting the organization the most appropriate way to achieve them. However, the micro and small business almost does not use the technique and the main reason is the difficulty of implementing the method. Under this scenario, this research seeks to evaluate implementation models of strategic planning in order to design a suitable model to the reality of micro and small Brazilian company, enabling it to implement this management technique efficiently and effectively for these organizations. To design this study, we used quantitative, qualitative, exploratory and descriptive methods. As a qualitative, the case study was the appropriate methodology for validation of the model, it was implemented in a small business. And to analyze the relationship between the micro and small enterprise with strategic planning an interview was conducted with 28 companies of this size. The proposed method has met the main requirement of ease of deployment of strategic planning, for the company where it was applied, there was no difficulty or excessive time to complete the steps proposed, in addition, it contributed to the reduction of administrative problems in these companies, as lack delegation and the difficulty of evaluating their strategies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelo de planejamento estratégicopor
dc.subjectMicro e pequena empresapor
dc.subjectIndicadores de desempenhopor
dc.subjectModel of strategic planningeng
dc.subjectMicro and small enterpriseseng
dc.subjectPerformance indicatorseng
dc.titlePlanejamento estratégico: um método para implementação na micro e pequena empresapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO universo mercadológico das micro e pequenas empresas são amplamente competitivos, onde serão absorvidas aquelas que apresentarem maior qualidade e competência. Na busca pela excelência, as empresas lançam mão de ferramentas administrativas que possam contribuir para alcançar seus objetivos. Quando se fala em objetivos, o planejamento estratégico é utilizado devido à interpretação que ele faz do ambiente, guiando e adaptando a organização da forma mais apropriada para alcançá-los. No entanto, a micro e pequena empresa quase não utiliza a técnica e a principal causa é a dificuldade de implementação do método. De acordo com esse cenário, essa pesquisa busca avaliar os modelos de implementação do Planejamento estratégico, visando desenhar um modelo adequado à realidade da micro e pequena empresa brasileira, possibilitando-lhe a implementação desta técnica de gestão de forma eficiente e eficaz para essas organizações. Para delineamento desse trabalho, foram utilizados métodos quantitativo, qualitativo, exploratório e descritivo. Como qualitativo, o estudo de caso foi à metodologia apropriada para validação do modelo, ele foi implementado em uma pequena empresa. E para analisar a relação da micro e pequena empresa com o planejamento estratégico foi realizada uma entrevista com 28 empresas desse porte. O método proposto atendeu ao requisito principal de facilidade na implantação do planejamento estratégico, pois na empresa onde ele foi aplicado, não houve dificuldade nem tempo excessivo para concluir as etapas propostas, além disso, ele contribuiu para redução de problemas administrativos nessas empresas, como falta de delegação e dificuldade de avaliação de suas estratégias.por
dc.contributor.advisor1Weise, Andreas Dittmar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329623071793399por
dc.contributor.referee1Rabenschlag, Denis Rasquin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5008073653404072por
dc.contributor.referee2Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021645851881947por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228062353697637por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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