dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Tomazoni, Jucemara Luciana Gandini | |
dc.date.accessioned | 2015-05-25T13:46:24Z | |
dc.date.available | 2015-05-25T13:46:24Z | |
dc.date.issued | 2013-11-29 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/829 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The present study sought to further a study on the importance of management being articulated with the community to quality teaching, analyzing, and observing how this linkage occurs in this unit school. The research was conducted in a Preschool Network Municipal Three Steps, with the participation of various segments of the school community. The research based on data collection in the educational space of the institution and aimed to analyze how this participative management and democratic management challenges for its implementation. From the data analysis, it was possible to occur as the liaison with members of the community to quality education, noting different views among managers, teachers and parents that institution. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão participativa | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Educação de qualidade | por |
dc.title | A importância da participação da comunidade na elaboração do projeto político pedagógico para um ensino de qualidade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou aprofundar um estudo sobre a importância de a gestão estar articulada com a comunidade para um ensino de qualidade, analisar, observando como ocorre esta articulação nesta unidade escolar. A pesquisa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil da rede Municipal de Três Passos, contou com a participação de vários segmentos da comunidade escolar. A investigação, baseada na coleta de dados no espaço educacional da referida instituição e teve o objetivo de analisar como ocorre esta gestão participativa e democrática e desafios da gestão para sua implantação. A partir das análises dos dados, foi possível constatar como ocorrer à articulação com os membros da comunidade para um ensino de qualidade, observando diferentes olhares, entre gestores, professores e pais dessa instituição. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |