Valores e qualidade de vida no trabalho: estudo de caso em uma rede supermercadista
Abstract
Evidencia-se, na contemporaneidade, uma conjuntura mercadológica altamente competitiva e
exigente. Diante de tal percepção, são efetivados estudos que vão ao encontro do entendimento de
processos organizacionais, oportunizando formas de torná-los mais dinâmicos e aplicáveis. Inserido
nesta perspectiva, o presente estudo objetivou analisar Valores relativos ao Trabalho (VRT) e a
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) sob o ponto de vista do colaborador. Já é sabido que a
dinâmica da sociedade atual é dependente da realização do trabalho e esse fato fornece elementos para
a realização deste estudo, na medida em que possibilita uma análise das relações entre os indivíduos e
seu trabalho, oportunizando o alinhamento de expectativas e a busca por melhorias contínuas para o
desenvolvimento produtivo. Com caráter exploratório-descritivo, esta pesquisa apresentou uma
abordagem quantitativa do problema, e, como procedimento técnico, realizou-se um estudo de caso em
uma rede supermercadista de Santa Maria-RS, atingindo uma população de cento e quarenta e dois
colaboradores enquadrados em funções administrativas. A coleta de dados deu-se por meio de
questionário composto de três instrumentos: o primeiro, para levantamento do perfil dos respondentes,
seguido do questionário validado para a realidade brasileira, modelo de Porto e Tamayo (2003), o
EVT (Escala de Valores Relativos ao Trabalho) e, por último, a aplicação do modelo de Reis Junior
(2008), o QWLQ-78 (Quality of Working Life Questionnaire) também validado para o Brasil sobre
Qualidade de Vida no Trabalho. Para o tratamento e análise dos dados, estes foram organizados em
uma planilha eletrônica, no programa Excel (Office, 2003) e, posteriormente, analisados com o auxilio
dos programas Statistical Analisys System (versão 9) e Statistical Package for the Social Sciences
(versão 21). Isso corroborou para a mensuração, organização e o cruzamento das variáveis levantadas,
informando as medidas de tendência descritivas (médias) e medidas de dispersão (desvio padrão),
assim como as análises de correlações de Pearson. Os resultados obtidos identificaram uma correlação
moderada positiva e significativa (r = 0,3819, p = 0,00), isso quer dizer que quanto maior a qualidade
de vida, mais será atribuído valor ao trabalho frente a equipe analisada.