Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais
Abstract
A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, descrições e características de seus grupos, conferindo-lhes representações de masculinidades e de feminilidades referentes, nesse sentido esses estudo busca através dos Estudos Culturais analisar manuais, livros e almanaques de jogos e brincadeiras para Educação Física. Foram selecionados 4 livros de diferentes períodos históricos, o levantamentos dos dados para seleção do material ocorreu em escolas da esfera pública municipal e estadual e de uma escola particular, para a inferência dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que apesar de se referirem a contextos históricos diferentes as representações de gênero ainda estão longe de alcançar uma equidade, a textualidade de imagens, composição gráfica e linguagem ainda são predominantemente referidas a masculinidade referente, conclui-se que os referencias precisam de reformulações assim como o currículo de formação em Educação Física, perpassando por politicas públicas semelhantes a de países como Portugal e EUA que atingem também a esfera editorial e politica.
Collections
- Educação Física Escolar [200]