Educação e extensão rural: um estudo dos diferentes métodos e técnicas utilizados pela Emater/RS
Fecha
2006-03-30Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As questões educacionais sempre estiveram interligadas com as questões sociais, políticas e econômicas da sociedade como um todo, partindo do pressuposto de que não existe educação neutra, de que esta sempre age na produção ou na reprodução de uma ideologia política, pretendeu-se analisar as diversas teorias que fundamentam os diferentes momentos da prática da educação e da prática educativa na extensão rural, e suas conseqüências para o desenvolvimento histórico da sociedade deste país. A função educativa sempre permeou a prática da Extensão Rural, o trabalho do agente de
extensão sempre esteve pautado na ação educativa, razão pela qual, esta dissertação de mestrado, pretendeu pesquisar a ação educativa e suas relações pedagógicas na prática da extensão rural do estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido elegeu-se a realização de um estudo teórico dos diferentes métodos e técnicas aplicadas no trabalho educativo dos extensionistas da EMATER/RS, bem como a análise das vantagens e limitações dos métodos e técnicas utilizados, a descrição de ações e projetos que contemplam os enfoques da prática extensionista. Tomou-se como base o estudo de George H. Axinn, (1993), onde foram identificados oito diferentes enfoques pedagógicos presentes na extensão rural mundial. Esta pesquisa justifica-se em razão da importância do trabalho de Extensão Rural no país, em especial no estado do Rio Grande do Sul, da importância do desenvolvimento de ações que promovam o bem estar das comunidades rurais e dos trabalhadores rurais e conseqüentemente manter o equilíbrio social, bem como a urgente demanda por desenvolvimento orientado sob novas perspectivas para a população rural. O procedimento de coleta de dados utilizado é a análise documental, procurando a identificação de questões factuais de documentos a partir de questões de interesse, buscando fazer inferência sobre os valores, intenções e ideologias das fontes ou dos autores. A EMATER/RS tem apresentado evidentes esforços no sentido de considerar a realidade multifacetada, e a necessidade de uma visão holística das questões e realidades que acompanha e dá assistência. O trabalho participativo, onde os anseios, necessidades e saberes das comunidades são ouvidos e considerados, porém, os técnicos da instituição, ainda utilizam alguns métodos um tanto quanto ortodoxos na hora de construir novos saberes. O paradigma da interdisciplinaridade já norteia a filosofia e os propósitos da instituição, tendo se configurado como uma via cada vez mais necessária na compreensão dos diferentes problemas e realidades das populações rurais do estado do Rio Grande do Sul.