Estratégia de suprimento e governança no setor florestal: um estudo de caso múltiplo na indústria de base florestal do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo central pesquisar empresas de base florestal do
Rio Grande do Sul para determinar os seus mecanismos e estratégias no suprimento de
matérias primas florestal (MPF). Especificamente, analisaram-se as semelhanças e
diferenças nas estratégias e mecanismos de abastecimento de MPF que as empresas
utilizam. Isso permitiu a Identificação das principais estruturas de governança utilizadas
bem como seus principais condicionantes. Como base teórica, o presente trabalho
utilizou o arcabouço oferecido pela Nova Economia Institucional (NEI), mais
especificamente as teorias da Economia dos Custos de Transação (ECT) por meio de
seus pressupostos comportamentais (racionalidade limitada e oportunismo) e das
características das transações (especificidade dos ativos, freqüência e incerteza), e do
Ambiente Institucional. Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso múltiplo,
pois se utilizou 5 empresas como unidades de análises. Para a obtenção dos dados
necessários para a execução deste estudo realizaram-se entrevistas semi-estruturadas
junto às empresas, por meio de informantes-chave designados pelas mesmas. Outros
condicionantes que também moldam as estruturas das empresas são: o ambiente
institucional formal e informal, o aumento da demanda por matéria prima, a certificação
florestal, a legitimação perante a sociedade, entre outros. Pôde-se concluir que as
empresas de base florestal utilizam diferentes estratégias para o seu suprimento de
MPF, desde transações realizadas via mercado até a produção integralmente
verticalizada. Percebeu-se que o principal condicionante que leva as empresas
analisadas a integrarem-se verticalmente através de plantios próprios, parcerias e
arrendamento de áreas é a incerteza nas transações para o suprimento de MPF. E por
fim, conclui-se que existe a necessidade da construção de mercados florestais no RS,
em que pequenos e médios produtores rurais possam se inserir e oferecer às empresas
MPF em quantidade e qualidade a longo prazo.
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