Tecnologias de informação e comunicação, rede científica e inovação comunicacional: o caso do consórcio antiferrugem
Resumo
Propõe-se neste trabalho analisar uma possível alternativa de disseminação das
tecnologias de informação e comunicação no meio rural. Neste sentido, teve-se
como objetivo analisar, avaliar e validar algumas métricas estatísticas geradas pelo
software Google Analytics para o site do Consórcio Antiferrugem. A análise levou em
consideração as métricas geradas para o período de 30 de junho de 2007 a 30 de
junho de 2011, período em que o site do Consórcio Antiferrugem totalizou quatro
safras agrícolas da cultura da soja. A partir dos dados métricos da ferramenta em
uso, buscou-se identificar algum tipo de perfil do usuário e certo padrão de uso do
site. Os resultados indicam que o site mostra-se uma inovação comunicacional, uma
vez que desempenha um papel mobilizador na formação de uma rede científica no
combate a uma doença fitossanitária. Para alcançar o objetivo proposto neste
trabalho, optou-se por realizar uma pesquisa de caráter exploratório do tipo estudo
de caso. Para a realização do trabalho buscou-se relacionar os dados de acesso do
site com as épocas de semeadura da cultura da soja, locais de plantio, previsões do
tempo e aumentos ou reduções nas aplicações de fungicidas nas lavouras. Além
disso, realizou-se uma entrevista com o idealizador e responsável pela construção
do atual site do Consórcio Antiferrugem, professor da UFRGS e fitopatologista,
Emerson Del Ponte. Os dados de acesso do site são apresentados em nível
nacional e em seguida, discriminados para os Estados do Mato Grosso do Sul e do
Rio Grande do Sul, que tiveram seus estudos estatísticos individualizados. O estudo
revelou que torna-se difícil precisar exatamente quem da cadeia produtiva da soja
acessa o site, se são em sua maioria pesquisadores, extensionistas, laboratoristas
ou agricultores. No entanto, foi possível inferir que seus usuários buscam
informações tecnológicas por meio da Internet, tornando-se atores privilegiados
dentro da cadeia da soja. Estes atores são considerados formadores de opiniões em
suas regiões, além de disseminarem informações localmente e isso faz com que o
objetivo principal do site do Consórcio Antiferrugem seja alcançado. Desse modo, a
rede científica gerada pelo Consórcio Antiferrugem mostra-se muito maior do que a
quantificada pelo número de acessos ao site, uma vez que o diálogo face a face
entre os atores da cadeia contribui na disseminação de informações sobre a doença
e a ocorrência dos focos nas regiões.