A natureza das inovações em agroindústrias de arroz do Rio Grande do Sul
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2012-05-31Metadatos
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As inovações no âmbito das organizações têm como uma de suas principais
consequências a geração de valor em processos de determinadas atividades
a fim de que as mesmas possam aumentar seu nível de competitividade.
Entre outros aspectos, as inovações podem ser motivadas pelas demandas
vindas do consumidor (demand-pull), como também podem ser motivadas
por necessidades e oportunidades identificadas pelos diversos
departamentos de uma empresa ou pelo seu gestor (technology-push). A
presente dissertação objetiva investigar a natureza das inovações em
agroindústrias de arroz de pequeno, médio e grande porte, utilizando, para
análise, a Cadeia de Valor e o modelo dos Degraus de Inovações. Como
metodologia foi escolhido o método qualitativo através da análise de
múltiplos casos. Foram eleitas nove agroindústrias de arroz e abordadas
através de uma entrevista semiestrutura. Os resultados indicaram que as
organizações de distintos portes têm prioridades de investimentos em
inovações de diferentes naturezas. Em termos de inovações radicais,
enquanto as organizações de pequeno porte preocupam-se com a logística
de entrada e infraestrutura, as de médio porte priorizam investimentos no
setor de beneficiamento do produto e as de grande porte objetivam
inovações em marketing, setor de compras e vendas. A pesquisa também
permitiu identificar que as inovações de natureza radical localizam-se
prioritariamente nas atividades primárias da cadeia de valor. Quanto às
inovações de natureza incremental, elas estão em diversos departamentos,
mas principalmente nas atividades de apoio da cadeia de calor. Concluiu-se
que as inovações realizadas no setor estudado têm origem, quase que em
sua totalidade, nas demandas vindas do mercado e do ambiente
institucional, portanto, são do tipo demand-pull.