A formação docente frente a efetivação da educação inclusiva: dificuldades, conquistas e anseios
Resumen
A Inclusão - frente ao ideal de uma Educação Integral que seja alicerce para que os educandos atuem com autonomia na sociedade - vem revolucionar não só as práticas educacionais como também toda a sociedade. Nesse sentido esse novo modelo defende a inclusão de todas as pessoas na Educação básica, oferecendo pela interação e pelo respeito às diferenças, condições dignas e propícias à construção de aprendizados significativos a todos, indistintamente. Contudo, para que a filosofia propagada pela escola inclusiva surta efeito, faz-se relevante pensar na formação dos professores e nas suas práticas pedagógicas. Com base no disposto, esse trabalho objetiva - diante da pesquisa bibliográfica, que retomará autores referendados sobre a inclusão e sobre a formação de professores e pesquisa de campo, que contará com aplicação de questionários a educadores - investigar a formação de professores para a prática da Inclusão, entendendo as dificuldades, conquistas e sonhos tidos pelos professores, autores plenos de mudanças. Espera-se, ao longo da pesquisa, demonstrar o caminho já percorrido para consolidação da Inclusão, para então se pensar em alternativas pertinentes a essa longa caminhada rumo a uma educação mais humana e de qualidade.