Mostrar registro simples

dc.creatorHoppe, Barbara Chiodini Axt
dc.date.accessioned2016-12-06
dc.date.available2016-12-06
dc.date.issued2016-08-25
dc.identifier.citationHOPPE, Barbara Chiodini Axt. PRACTICES IN THE CONTEXT EDUCOMMUNICATION SCHOOL: OBSTACLES AND PROSPECTS. 2016. 195 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/8928
dc.description.abstractThis research aims to address on the pioneering educational experiment carried out in the Community of Cerro Pelado in Uruguay, with the radio El Chasque FM, started as communication design and currently as a curricular discipline of a small rural school, which seeks in their practices encourage reflection and a real social intervention, leaving a space open to the outcrop of the feelings, thoughts, ideas and different understandings of the persons involved, about themselves, about others and about the world around them, is investigating and discussing these dynamics on the interrelationships of the various types of knowledge that arise from the integration of the areas of education and communication, educational communication. This has been shown viable tool in creating new types of learning, formal or informal, with bias more democratic, egalitarian and less hierarchical, given the plurality and cultural diversity, becoming emerging and necessary practice to be propagated, raising up possible in this process of reconstruction looks on the training of our future professionals of education-communication, the educommunicators. Therefore, we performed a case study that led to the investigation of educomunicativas practices and their possible effects and consequences that the school context.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectEducomunicadorpor
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicação (TICs)por
dc.subjectMediações sociaispor
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectEducommunicatorseng
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICTs)eng
dc.subjectSocial mediationseng
dc.titlePráticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivaspor
dc.title.alternativePractices in the context educommunication school: obstacles and prospectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa visa tratar sobre a experiência pedagógica pioneira realizada na Comunidade de Cerro Pelado no Uruguai, com a rádio El Chasque FM, iniciada como projeto de comunicação e atualmente como disciplina curricular de uma pequena escola rural, que busca em suas práticas incitar a reflexão e uma real intervenção social, partindo de uma abertura de espaço para o afloramento dos sentimentos, pensamentos, concepções e entendimentos diversos, dos sujeitos envolvidos, sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o mundo que os cerca, investigando-se e discutindo-se nestas dinâmicas sobre as inter-relações dos vários tipos de saberes que surgem da integração das áreas da educação e da comunicação, a educomunicação. Esta que tem se demonstrado ferramenta viável na criação de novos tipos de aprendizagem, formais ou informais, com viés mais democrático, igualitário e menos hierarquizado, atendendo a pluralidade e diversidade cultural, tornando-se prática emergente e necessária que deve ser propagada, alçando se possível neste processo a reconstrução dos olhares sobre a formação dos nossos futuros profissionais da educação-comunicação, os educomunicadores. Para tanto, executou-se um estudo de caso que propiciou a investigação das práticas educomunicativas e seus possíveis efeitos e reflexos naquele contexto escolar.por
dc.contributor.advisor1Hillig, Clayton
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260796E7por
dc.contributor.referee1Guimarães, Gisele Martins
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5761884963281404por
dc.contributor.referee2Delbono, Benedita de Fátima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208272115084126por
dc.contributor.referee3Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706726E9por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1452863287589530por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples