Educomunicação: integração midiatica da radio El Chasque na comunidade Cerro Pelado, Uruguai
Fecha
2016-08-25Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Vivemos numa era de evolução tecnológica e o presente trabalho aborda o desafio
para as escolas em inserir as novas tecnologias de informação e comunicação no
ambiente escolar e usar essas novas ferramentas para a aprendizagem. O objeto
desta pesquisa é a Radio EL CHASQUE FM 91.9MHz, sua historicidade como um
projeto de educomunicação junto a escola Vale La Pena, Liceo Rural y Comunitario
de Cerro Pelado, em Rivera/Uruguai. O objetivo deste estudo é compreender o uso
das TICs utilizadas nos programas da rádio e analisar a importância dessa forma de
comunicação para o desenvolvimento da comunidade rural de Cerro Pelado. Como
resultado aponta-se o envolvimento e uso das TICs em conjunto com a
educomunicação e o uso de ferramentas digitais para facilitar uma comunicação
mais efetiva, principalmente quando se percebe a necessidade de comunicação
entre os alunos que fazem a disciplina extracurricular que envolve a rádio
comunitária. Identificamos como facilitador dessa comunicação para construção dos
programas da rádio e difusão das informações, o uso das TICs, que desta forma
exerce uma mediação midiática e educomunicativa, visando aprimorar o uso das
ferramentas incrementado a eficácia das partes. Em conclusão, reforça a efetivação
de um projeto de educomunicação através do processo de transformação da rádio
como uma disciplina componente do projeto pedagógico da escola, permitindo a
integração entre alunos e a comunidade, e principalmente a autonomia, pois a rádio
é gerida por alunos, o professor atua como um conselheiro, que em conjunto
aprende e ensina, na teoria e prática simultaneamente.