Surdez e o desafio da inclusão
Abstract
A proposta da educação inclusiva direciona a se pensar a qualidade da educação que pode ser oferecida para todos os alunos na escola regular, levando-se em consideração as dificuldades, diferenças e potencialidades de cada um. O presente trabalho monográfico tem como objetivo problematizar os desafios que se colocam na contemporaneidade para a inclusão dos alunos surdos na escola regular. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, com intérpretes e com surdos que hoje ainda vivem uma prática não favorável para a inclusão se tratando de alunos surdos em momento transitório de escola especial para escola regular de ensino, o estudo está dividido em capítulos, os quais inicialmente tratam do caminho da investigação, da etiologia e da importância das questões essenciais desse tema; após essa discussão são abordadas as tendências contemporâneas da compreensão sobre surdez e educação bilíngüe, com foco na formação dos professores e intérpretes da língua de sinais na escola regular de ensino; além de abordar a legislação atual e o referencial teórico sobre o tema e o que ampara a inclusão também mereceu destaque nesse trabalho. Para finalizar a análise sobre a educação inclusiva como principal desafio do século XXI discutiu-se as possíveis e necessárias mudanças no sistema educacional, as práticas e atitudes dos profissionais envolvidos nesse processo. Desse modo, percebe-se o quanto ainda é necessário melhorar na educação dos surdos incluídos na escola regular, para que se possa oferecer-lhes uma educação de qualidade.