Mostrar registro simples

dc.creatorProla, Lucas Henrique Tentler
dc.date.accessioned2009-10-19
dc.date.available2009-10-19
dc.date.issued2009-08-25
dc.identifier.citationPROLA, Lucas Henrique Tentler. Hare on the naturalistic fallacy. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9068
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to present the criticism of Hare to ethical theories who commit the "naturalistic fallacy". These theories, according to the author, search for a "definition" of value words - words that underpin the majority of moral theories. Hare doubts the possibility of a definition of words like "good", "right, "fair", because he believes that such terms are used to recommend, or not, certain acts, to judge certain acts. In order to examine this fallacy, the author proposes the logical study of value words involved in moral judgments, seeking, reflexively, to clarify the role of words like "good" within the moral discourse. The discussion of the Harean metaethics is divided in three chapters. The first deals with the origin of the term "naturalistic fallacy", expressed initially by Moore, where the author firms its position on the undefinability of "good" and exposes the fallacy committed in the identification of good with natural objects. This chapter has, also, an analysis of the relationship between the definitional problem proposed by Moore and the inference problem of the "Law of Hume." The second chapter is a critique of Hare to naturalistic theories and his defense of the applicability of logic to moral discourse - which he believes is essentially prescriptive - through a review of sentences. In the third chapter criticisms to the vision of Hare on the naturalist theories are exposed, and an analysis of these criticisms is elaborated. After this presentation of the subject, I conclude that Hare has good reason to reject naturalism.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectFalácia naturalistapor
dc.subjectPrescritivismo lógicopor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectNaturalistic fallacyeng
dc.subjectLogical prescritivismeng
dc.titleHare sobre a falácia naturalistapor
dc.title.alternativeHare on the naturalistic fallacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar a crítica de Hare às teorias éticas que cometem a chamada falácia naturalista . Estas teorias, segundo o autor, buscam uma definição para as palavras de valor palavras que alicerçam a maioria das teorias morais. Hare duvida da possibilidade de definição de palavras como bom , certo , justo , pois acredita que tais termos são usados para recomendar, ou não, certas atitudes, para julgar certos atos. Para analisar esta falácia, o autor propõe o estudo lógico das palavras de valor envolvidas nos julgamentos morais, procurando, reflexivamente, esclarecer o papel de palavras como bom dentro do discurso moral. A discussão da proposta metaética hareana está dividida, neste trabalho, em três capítulos. O primeiro trata da origem do termo falácia naturalista , expresso inicialmente por Moore, onde este firma sua posição sobre a indefinibilidade do termo bom e sobre a falácia cometida ao identificá-lo com objetos naturais. Ainda neste capítulo há uma análise da relação ente o problema definicional proposto por Moore e o problema inferencial da Lei de Hume . No segundo capítulo está a crítica de Hare às teorias naturalistas e sua defesa da aplicabilidade da lógica ao discurso moral que ele acredita ser essencialmente prescritivo através de uma reformulação de sentenças. No terceiro capítulo estão expostas as críticas feitas à visão hareana das teorias naturalistas, bem como uma análise destas críticas. Esta breve apresentação do tema permite chegar ao entendimento que Hare tem boas razões para rejeitar o naturalismo.por
dc.contributor.advisor1Sautter, Frank Thomas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2804652028967760por
dc.contributor.advisor-co1Sartori, Carlos Augusto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6830220445412069por
dc.contributor.referee1Casanave, Abel Lassalle
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869411334990282por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819036822030715por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples