Ensino de geografia e o trabalho de campo: construindo possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o espaço urbano e rural em Júlio de Castilhos, RS
Abstract
A pesquisa está relacionada aos usos de instrumentos, metodologias e ferramentas de aprendizagem, nas práticas pedagógicas da disciplina de Geografia. A problemática desta pesquisa consiste em analisar criticamente, a fim de compreender, como são desenvolvidas as aulas de Geografia, no contexto do aprendizado de umaescola pública. Do problema derivaram as seguintes questões: Qual a importância do trabalho de campo para as aulas de Geografia? De acordo com os métodos indutivo e dedutivo, qual o papel do trabalho de campo na composição do conhecimento geográfico? A participação e interação dos alunos, num processo formativo contribuem para o desenvolvimento da construção do conhecimento nas aulas de Geografia? O objetivo geral desta pesquisa visa avaliar as diferentes perspectivas utilizadas na prática de pesquisa e produzir um arcabouço teórico-metodológico sobre o trabalho de campo como fundamento norteador da aprendizagem de Geografia no ensino fundamental. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa centra-se no trabalho de campo apresentado como fundamento norteador à aprendizagem geográfica na educação, uma vez que ela apresenta variáveis nas atividades de aprendizagem, contextualizada em ambientes não formais, onde os alunos poderão fazer contato com objetos e situações reais, relacionadas com o cotidiano e ao mesmo tempo com a cientificidade do conteúdo de estudos propostos. O trabalho de campo foi realizado em dois ambientes e dividido em duas partes, sendo a primeira desenvolvida em ambiente urbano pelo método dedutivo e a segunda, em ambiente rural com o uso do método indutivo. Os resultados obtidos foram diferentes, no sentido da construção do conhecimento, mas ambos foram realizados com sucesso.