Objetos de aprendizagem: um ensaio para o uso de sistemas de informações geográficas no ensino de Geografia
Resumo
A Geografia na escola tem um alto grau transdisciplinar e para que isso ocorra é preciso permitir ao aluno compreender o espaço por meio de novas ferramentas pedagógicas que tornem o mesmo capaz de investigar e compreender sobre suas ações no mundo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como o Sistema de Informações Geográficas (SIG) enquanto ferramenta pedagógica permite ao aluno do primeiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária contextualizar o conhecimento geográfico e de que forma ocorre esse processo. Como objetivos específicos (a) desenvolver aplicações simuladas de SIG como objetos de aprendizagem (OA), permitindo assim ao aluno ser capaz de contextualizar o conhecimento geográfico através da complexidade que abrange os itens presentes no SIG, (b) incluir no objeto de aprendizagem elementos interativos, como simuladores com recursos muito semelhantes aos SIG e (c) tornar o objeto de aprendizagem uma aplicação realizada totalmente online. Metodologicamente, foi realizado o levantamento bibliográfico referente à temática em análise. Posteriormente, foram coletados os dados espaciais e criado os OA para ser aplicado com os alunos. Com o resultado da pesquisa, observou-se que o SIG como OA tem grande potencial em colocar o conhecimento no contexto, no que tange o ensino em Geografia.