A percepção dos professores e alunos do ensino fundamental acerca da lei nº 9.433/97 em Santiago/RS
Fecha
2013-01-23Metadatos
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Na atualidade, torna-se cada vez mais complexo a necessidade de
transformação de nossa sociedade, as interferências contemporâneas
apontam causas e consequências de práticas sociais inadequadas referentes
ao cuidado com a ambiência, porém trazem consigo um novo elemento, a
reflexividade . Como sociedade produtora de riscos, está mais reflexiva, num
contexto caracterizado por processos de deterioração permanentes dos seus
ecossistemas, envolvendo-se num conjunto de atores da comunidade escolar
em todos os níveis, engajando vários sistemas de conhecimento e a sua
capacitação numa perspectiva multidisciplinar. Os educadores apresentam
um papel decisivo na inserção da educação ambiental no dia-a-dia escolar,
educando os alunos para um posicionamento crítico frente às crises
socioambientais, tendo como norte a mudança de hábitos e práticas sociais e
a constituição de uma cidadania ambiental que mobiliza-se para a questão da
Lei 9.433/97.A pesquisa foi realizada no município de Santiago/RS. E o
levantamento dos dados efetuado no período de março a novembro do ano
de 2011, com um total de 369 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental,
totalizando 26 escolas públicas e 2 escolas privadas, abrangendo escolas
municipais e estaduais do meio rural, e, também, com 33 professores
regentes das turmas, tendo sido feito através da aplicação de questionário e
a utilização da técnica de mapas mentais. Para o geoprocessamento, as
informações geradas no aplicativo AutoCAD(R14), foram transferidas para o
software CAMPEIRO 7.21 que permitiu a elaboração dos layers das escolas
observadas e após, especializadas. No tocante aos mapas mentais os
educandos mostraram-se receptivos ao método, demonstrando grande
disposição em contribuir com seus desenhos. Ao analisar as respostas dos
28 educadores, no que tange o conceito da lei 9.433/97, descobriu-se que
40% dos professores desconhecem, os 20% dos que responderam que
sabiam, não conseguiram conceituar, sendo que um (M1) confundiu com a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN. LEI Nº 9.394/96),as demais
respostas não contemplaram o conceito de forma adequada, ficando
evidenciado assim que a maior parcela dos sujeitos de nossa pesquisa não
conhecem a lei. E que há a necessidade de maior envolvimento por parte dos educadores e do poder público para que o gerenciamento e uso adequados das águas sejam realmente efetivados.