Modelagem de um sistema de gestão para a sustentabilidade do conhecimento em universidades um desenho para o gabinete de projetos da UFSM campus Palmeira das Missões
Resumo
O conhecimento possui papel primordial para impulsionar o desenvolvimento dos países e promover a melhoria da qualidade de vida da população. No Brasil o principal local onde se produz e dissemina conhecimentos é a universidade. Essas instituições possuem de forma explícita em suas filosofias institucionais a missão precípua de formar profissionais, gerar e disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. A relevância do conhecimento produzido e disseminado nas universidades é pautado por uma gestão eficiente, eficaz e efetiva. Sob este prisma, a gestão para a sustentabilidade têm o propósito de contribuir para a qualidade da educação superior, por meio do desenvolvimento indissociável do ensino, pesquisa e extensão permeada pelas dimensões da sustentabilidade. No entanto, observa-se que os estudos sobre sistemas, técnicas e ferramentas de gestão para a sustentabilidade do conhecimento em universidades são ainda incipientes. Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma modelagem de um sistema de gestão para a sustentabilidade do conhecimento em universidades. O desenho piloto da modelagem foi desenvolvido para o Campus de Palmeira das Missões, da Universidade Federal de Santa Maria. O estudo foi realizado no Gabinete de Projetos (GAP) da referida unidade de ensino, visto que o conhecimento produzido na universidade objeto de estudo é formalizado por meio de projetos e seus produtos (publicações, patentes, palestras, entre outros). A modelagem da pesquisa foi construída definindo-se as dimensões da sustentabilidade e seus critérios de análise. As dimensões escolhidas, de acordo com as características do sistema a ser analisado, foram: Ambiental, Econômica, Social, Cultural, Territorial e Competência de Gestão. A modelagem da pesquisa integrou três módulos: o mapeamento do processo de desenvolvimento de projetos na unidade (Motivação, Elaboração, Registro, Execução, Avaliação e Divulgação); a avaliação dos níveis de divulgação do conhecimento produzido (alto, médio, baixo e muito baixo); e a avaliação das dimensões da sustentabilidade do conhecimento. Para a implementação da modelagem foi proposto um plano, abrangendo cinco fases. A partir operacionalização dos módulos do sistema de gestão foram identificados alguns fatores críticos. No mapeamento do desenvolvimento dos projetos, constatou-se variáveis problemáticas, principalmente nas etapas de Elaboração, Registro, Execução e Avaliação. A divulgação da produção científica classificou-se como Baixa, tendo em vista que em sua maioria foi veiculada em Congressos, Simpósios e Seminários, priorizando apenas a comunidade científica. Em relação à sustentabilidade do conhecimento, verificou-se que em sua maioria os projetos se enquadram nos critérios estabelecidos, entretanto, algumas questões precisam ser reavaliadas, especialmente com relação à dimensão Competência de Gestão e a dimensão Ambiental. A partir do diagnóstico resultante da modelagem foram construídas propostas para a gestão da sustentabilidade do conhecimento produzido na instituição pesquisada. Este estudo contribui para instigar uma reflexão a cerca do produtivismo acadêmico e da necessidade de qualificar o conhecimento produzido nas universidades.